Arouca | Passadiços do Paiva
Os Passadiços do Paiva, inaugurados em junho de 2015, localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro. Os acessos são efetuados pelas extremidades do percurso, podendo iniciar em Espiunca ou no Areinho.
Eu comecei pela praia do Areinho, atravessei a "516 Arouca" inaugurada no dia 2 de maio de 2021, intitulada como "a maior ponte pedonal suspensa do mundo", e saí em Espiunca.
Os passadiços em si têm uma distância linear a percorrer de 8700 metros, mas os desníveis são acentuados e os degraus nunca mais acabam... Adicionando os 516 metros da ponte pedonal e os mais de 2 quilómetros dos acessos até às entradas (se não optarmos por um transfer)... é duro! O nível de dificuldade é realmente Alto!
Recomendo épocas amenas, porque no pico do calor torna-se ainda mais difícil. Se optar por percorrer a "516 Arouca", verifique qual é a entrada antes de planear o percurso nos passadiços. Só se pode entrar pelo acesso indicado no bilhete e à hora marcada. Se a entrada for por Alvarenga vá com tempo, pois entre o estacionamento e a entrada da ponte há um percurso pedonal longo, pelo meio de aldeias e campos e com má sinalização.
No dia seguinte não sentia a barriga das pernas... mas adorei!
Praia fluvial do Areinho


Praia fluvial do Vau / Cascata do Vau