Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amar Portugal

Porque amo este país que não me viu nascer e me senti inspirada pelas "Paisagens de Portugal" do Sapo Blogs.

Amar Portugal

Porque amo este país que não me viu nascer e me senti inspirada pelas "Paisagens de Portugal" do Sapo Blogs.

Direitos de autor

Todas as imagens deste blogue são da autoria de Isa Nascimento, estando protegidas por Direitos de Autor. Se as partilhar, deverá identificar a sua origem.

Dia Mundial da Terra | 22 de abril 2024 | Jardim de Buxo (Jardim Bordallo Pinheiro) | Lisboa

22
Abr24

Separado por um muro do Palácio Pimenta, núcleo-sede do Museu de Lisboa, encontra-se o Jardim de Buxo.

De aspeto formal, com um desenho geométrico de sebes onde sobressaem algumas árvores, passou a ser conhecido por Jardim Bordallo Pinheiro a partir de 2009, na sequência da instalação da autoria de Joana Vasconcelos de homenagem ao artista.

20240419_121126

Trata-se de uma instalação permanente que pode ser observada em todo o espaço do jardim. É composta por dezenas de faianças e azulejos de Raphael Bordallo Pinheiro e pode ser contemplada em conjunto com inúmeros pavões que ali habitam em total liberdade e já perfeitamente habituados aos visitantes.

Este local foi escolhido para homenagear o famoso Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905)* por se encontrar «num diálogo direto com o Museu homónimo, localizado em frente».

 

Descobri este local por mero acaso, aquando da visita ao Museu de Lisboa, e foi uma agradabilíssima surpresa.

O único senão foi mesmo a ausência de água nos lagos, aparentemente devido a uma manutenção pendente de conclusão há demasiado tempo.

20240419_120821

Goste-se ou não da cerâmica de inspiração naturalista de Bordallo Pinheiro, considero este local surpreendente e digno de partilha neste Dia Mundial da Terra de 2024.

Porque os jardins públicos são o nosso refúgio dentro das cidades. Sem eles, a vida urbana seria um tristeza sem fim. 

20240419_120524

 

 

 

Um regresso a este meu Amar Portugal que é simultaneamente um reconhecimento da arte portuguesa e uma homenagem ao nosso belo Planeta Azul!

 

 

20240419_120532

* Raphael Augusto Prostes Bordallo Pinheiro foi um artista português, de obra vasta dispersa por largas dezenas de livros e publicações, precursor do cartaz artístico em Portugal, desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor.

 

 

 

 

 

 

12 comentários

Comentar post