Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Amar Portugal

Porque amo este país que não me viu nascer e me senti inspirada pelas "Paisagens de Portugal" do Sapo Blogs.

Amar Portugal

Porque amo este país que não me viu nascer e me senti inspirada pelas "Paisagens de Portugal" do Sapo Blogs.

Direitos de autor

Todas as imagens deste blogue são da autoria de Isa Nascimento, estando protegidas por Direitos de Autor. Se as partilhar, deverá identificar a sua origem.

Viseu | Estátua de Aquilino Ribeiro

26
Mar22

Foi já no final da tarde que fiquei a saber que hoje, dia 26 de março, se celebra o Dia do Livro Português

Tenho esta "mania" de publicar sempre de manhã, mas achei que era uma boa oportunidade para encerrar a série de publicações sobre a cidade de Viseu, partilhando a estátua de homenagem a Aquilino Ribeiro (1885-1963) que pode ser apreciada na Rua Formosa, uma famosa rua pedonal bem no coração da cidade. 

Viseu já tinha dedicado a este escritor português um parque com o seu nome, pois Aquilino Ribeiro nasceu em Carregal de Tabosa, Sernancelhe, no distrito de Viseu.

Mas a 13 de setembro de 2013, no dia em que se celebrava o 128º aniversário do escritor, a cidade foi mais longe, erigindo uma obra escultórica de homenagem àquele escritor.

"Totalmente elaborada em bronze, é a única estátua em Viseu que abdicou da presença de um pedestal (ainda que o passeio tenha sido alteado com um pequeno degrau). Esta característica diferenciadora não deixou de ser notada pelo público e tem favorecido, de forma muito evidente, uma interação observador/monumento que não vemos acontecer em mais caso algum.

Executada em tamanho natural, a obra mostra-nos a figura completa de Aquilino Ribeiro sentado a uma secretária, enquanto redige algumas notas. A identificação do escritor é imediata, já que o escultor reproduziu o seu rosto com extremo realismo. O mesmo cuidado manteve-se na representação das roupas, do mobiliário e dos livros, tal como se de uma fotografia tridimensional se tratasse."

20211218_171028

14 comentários

Comentar post